Type to search

ASSOCIAÇÃO GERÊS VIVER TURISMO

A Gerês Viver Turismo – Associação de Defesa e Promoção do Gerês (GVT) é uma associação sem fins lucrativos, cujo principal objectivo é a promoção e divulgação do Gerês enquanto destino de eleição no que respeita ao produto turismo da natureza, incluindo a componente ambiental e termal, tendo sido fundada em Fevereiro de 2008.

O âmbito territorial da GVT é concelhio (Concelho de Terras de Bouro) e admite sócios de todos os sectores de actividade. A associação optou por simplificar o processo de constituição da mesma, regulamentando nos seus “Estatutos” apenas as matérias essenciais da vida associativa, enquanto que o “Regulamento Geral Interno” especifica as condições de adesão, tipos de sócios, quotizações, competências e formas de funcionamento dos órgãos estatutários, entre outros.

O ambiente criado e desenvolvido durante o processo de constituição da associação é um estímulo muito importante para todos. O debate de ideias, a aceitação da diferença, a forma participada como decorreram e decorrem as reuniões, a vontade de trabalhar em conjunto, bem como o reconhecimento de que os problemas afectam todos e as soluções podem beneficiar todos, são indicadores seguros do sucesso deste projecto.

Tendo sido criada a pensar na organização da oferta turística e na articulação entre agentes económicos do concelho de Terras de Bouro, em estreita colaboração com o município e com preocupações ao nível da sustentabilidade, objectiva também a potenciação da dinâmica turística, económica e social da área territorial onde se insere e actua – o Parque Nacional da Peneda-Gerês. 

Actualmente, com cinco dezenas de empresas associadas, a associação Gerês Viver Turismo organiza e desenvolve diversos tipos de actividades, a maioria direccionadas para o usufruto da Natureza, mas também culturais e formativas, na senda de um destino que, sem retirar valor aos recursos, quer oferecer produtos de qualidade num trabalho de parceria e em rede.

No dia 25 de Maio 2017 foi divulgada a logomarca Gerês. Encerrando em si vários dos elementos mais significativos do Gerês, é uma representação gráfica, simbólica, da paixão pela montanha e pela Natureza, criada com o objectivo de ser facilitadora na comunicação de tão conhecido destino turístico, destinando-se também a identificar as actividades desenvolvidas pela associação, bem como a dos seus associados, numa relação próxima e cordial com outras entidades e horizontes territoriais. 

A logomarca Gerês, pretende ser relevante a nível local, regional, nacional e internacional.

Nota: A utilização desta logomarca carece de autorização da associação Gerês Viver Turismo, pelo que as empresas e outras entidades devem enviar solicitação para vivergeres@gmail.com.
Alojamento
Experiências
Restaurantes
Comércio
Serviços
Águas/Termas