Agradecendo a todos que se inscreveram no 13º Festival de Caminhadas, organizado pela Associação Gerês Viver Turismo, informa-se que o limite de inscrições foi atingido e por isso as mesmas estão oficialmente encerradas.
Nos dias 28 e 29 de Março, o Gerês volta a ser palco de um dos eventos de referência do Turismo de Natureza em Portugal: a 13.ª edição do Festival de Caminhadas no Gerês, promovida pela Associação Gerês Viver Turismo, com o apoio da Câmara Municipal de Terras de Bouro.
Ao longo de dois dias, os participantes são convidados a explorar trilhos cuidadosamente selecionados na envolvente da aldeia de Campo do Gerês, uma área onde a paisagem e a biodiversidade se cruzam de forma autêntica. As caminhadas são orientadas por profissionais de seis empresas de animação turística do destino Gerês, conhecedores profundos do território.
O programa inclui três caminhadas guiadas por dia, em percursos circulares com diferentes distâncias e níveis de dificuldade, permitindo que cada participante escolha a experiência que melhor se adapta ao seu ritmo e condição física, independentemente da experiência que cada um possa ter.
Mais do que caminhar, este festival é um convite à partilha. No final da manhã, todos os participantes reúnem-se num momento de convívio, com a degustação do tradicional caldo no pote, servido em malga alusiva ao evento, acompanhado da típica bifana no pão.
Cartaz Festival Caminhadas 2026
Fichas Técnicas dos Trilhos / Festival de Caminhadas
(disponíveis para download – pdf)
Dia 28 Sábado – Trilho Curto // Trilho Médio // Trilho Longo
Dia 29 Domingo – Trilho Curto // Trilho Médio // Trilho Longo
Horários:
Dia 28 | Sábado
Trilho Longo | Início às 09:00h
Trilho Médio | Início às 10:00h
Trilho Curto | Início às 11:00h
Caldo no pote | 13:00h
Dia 29 | Domingo
Trilho Longo | Início às 09:00h
Trilho Médio | Início às 10:00h
Trilho Curto | Início às 11:00h
Caldo no pote | 13:00h
Reconhecido como um dos Festivais de caminhadas mais relevantes do país, o evento tem como missão valorizar o Gerês enquanto destino de excelência para atividades ao ar livre, promovendo o contacto direto com a natureza e o património cultural, ao mesmo tempo que incentiva práticas responsáveis, seguras e sustentáveis em ambiente.
WORKSHOP – CONSTRUÇÃO DE HOTÉIS DE INSETOS
Ainda no âmbito da questão ambiental, convidamos todos os participantes a integrar um workshop dedicado à criação de habitats para polinizadores e pequenos invertebrados essenciais ao equilíbrio ecológico, sob o tema “Construção de Hotéis de insetos”, no sábado dia 28/03, pelas 15h30, com o apoio do Agrupamento de Baldios da Serra do Gerês.
Os interessados deverão efetuar a respetiva inscrição para este workshop através do seguinte email: vivergeres@gmail.com

Pode efetuar no máximo inscrição em 2 trilhos, 1 no sábado e 1 no domingo.